iten(s)

ITEM ADICIONADO AO ORÇAMENTO


Atmosferas Explosivas

Os equipamentos elétricos instalados nas áreas em que haja a presença de atmosfera explosiva são fontes de risco potencial. Assim, a seleção, instalação, montagem, inspeção, manutenção e o reparo deles devem ser feitos de tal forma que possa garantir a segurança dos trabalhadores e das pessoas que transitam nesses locais. A ignição da atmosfera que contém gases e vapores inflamáveis ou poeiras combustíveis pode ocorrer por meio de uma fonte de energia, e essa pode ter origem no centelhamento dos equipamentos elétricos, no calor liberado por eles, na eletricidade estática ou em outra fonte de ignição com energia suficiente. As explosões normalmente causam destruição dos edifícios e instalações industriais, bem como comprometem a segurança das pessoas e do meio ambiente. Desse modo, não basta somente a seleção adequada do equipamento elétrico e dos acessórios, é necessário que a instalação, montagem, inspeção, manutenção e reparo sejam feitas de tal forma que os equipamentos e as instalações não se tornem uma fonte de ignição. Para isso, as instalações devem ser executadas por profissionais qualificados, de acordo com as normas que definem regras de segurança nessas áreas. Atualmente, no Brasil, as normas utilizadas nesse segmento baseiam-se nas normas internacionais IEC e ISO-IEC. As normas brasileiras que estabelecem as regras de engenharia e segurança nas instalações elétricas em áreas com a presença de atmosferas explosivas pertencem à série ABNT NBR IEC 60079 e ISO-IEC 80079.

Todas as áreas em que for constatada a possibilidade de formar atmosferas explosivas de gás, vapor, névoa ou poeira combustível exigem cuidados e atenção especial dos responsáveis para evitar que os acidentes aconteçam.

Essas atmosferas podem estar presentes nos mais diversos locais, por exemplo: áreas de processos industriais que utilizam produtos inflamáveis, no carregamento e descarregamento de líquidos inflamáveis; áreas de abastecimentos de combustível; cabine de pintura, nos tanques de combustíveis vazios por causa da presença de vapores inflamáveis em seu interior, formando mistura explosiva. Há também uma lista de produtos orgânicos, tais como, soja, milho, farinha, leite em pó, açúcar, algodão, metais e plásticos que podem gerar poeiras combustíveis. Mesmo aqueles lugares onde líquidos e vapores inflamáveis estejam armazenados requerem atenção e devem ser avaliados porque eles podem formar atmosferas explosivas no caso de haver alguma anormalidade no sistema de armazenagem.

O esboço desta obra teve início em meados do ano 2000 e sua primeira edição foi concluída no ano de 2014, dando início a um projeto de compartilhamento de conhecimento, com foco central na preservação da vida humana. A obra surgiu a partir de questionamentos, perguntas, sugestões e observações feitas durante visitas às instalações elétricas em áreas classificadas de diversas indústrias, incluindo visitas nas empresas de projetos, de instalações elétricas e montagens. Outra fonte de informação e motivação surgiu das conversas com colegas de profissão e alunos que participaram dos cursos, palestras e treinamentos nas quais foram levantados questionamentos e dúvidas sobre o tema. Diante desse contexto, o objetivo geral desta obra é contribuir na segurança das pessoas, compartilhando informações que servirão de orientação, para a seleção, instalação, inspeção, manutenção e reparo dos equipamentos em áreas classificadas, para evitar que eles se tornem fontes de ignição.

Na quarta edição foram acrescentadas informações relevantes sobre prensa-cabos, incluindo a seleção, bem como orientações sobre a instalação e montagem deles em áreas classificadas.

Para atender à solicitação de alguns leitores, algumas imagens foram substituídas, conferindo mais clareza e nitidez na leitura delas.

A obra acrescentou também um resumo completo sobre o estudo de classificação de áreas perigosas com a presença de gás, vapor, névoa e poeira combustível, o livro apresenta novas e relevantes informações sobre poeira combustível, deixando a obra ainda mais completa,

O capítulo que trata da diretiva ATEX 2014/34/UE, do parlamento Europeu também foi atualizado e novas informações foram acrescentadas. A obra atualizou e revisou também o sistema de certificação ATEX.

  • Unidade seladora: informações detalhadas sobre instalação e montagem, incluindo orientações sobre a selagem delas utilizando cabo unipolar e multipolar;
  • Método da fronteira: foram acrescentados também detalhes sobre o uso de unidade seladora na passagem de cabos entre uma área classificada e outras áreas.
  • Proteção da junta à prova de explosão: foram adicionadas informações detalhadas sobre a importância do uso de graxa para proteção do equipamento contra corrosão e oxidação;
  • Seleção do equipamento: a obra foi contemplada também com mais detalhes sobre a seleção de equipamentos elétricos para uso em áreas classificadas;
  • No capítulo que trata sobre inspeção, novas informações foram adicionadas;
  • Outras revisões e alterações foram realizadas, deixando a obra mais completa e atualizada com as normas.

Lembrando que as normas podem sofrer alterações ao longo do tempo, ao se apropriar destas informações, você deve certificar-se de que as normas utilizadas como referência não sofreram mudanças. Outro aspecto relevante que merece ser mencionado é que esse assunto não se esgota aqui, portanto, outras informações não mencionadas precisam ser avaliadas e consideradas, conforme cada situação.

Prefácio

É com grande honra e responsabilidade que apresento o prefácio desta obra, o livro foi elaborado para fornecer uma compreensão teórica e prática sobre o conceito de áreas classificadas e atmosferas explosivas, incluindo o conhecimento do equipamento, da instalação, inspeção, manutenção e reparo. Todo esse conhecimento tem uma força motivadora: a preservação da vida das pessoas que trabalham e transitam nos locais com a presença da atmosfera explosiva.

Antes de argumentar sobre o conteúdo do livro, desejo expressar uma consideração de importância significativa para mim. Como executora de projetos de classificação de áreas, adoto uma abordagem meticulosa na definição dessas áreas, uma vez que esse processo desencadeia uma série de medidas subsequentes, incluindo uma eventual substituição de equipamentos elétricos. Sinto-me a vontade a escrever este prefácio pois, compartilho do mesmo pensamento que o professor José: a substituição de equipamentos elétricos deve ser considerada como uma ação derradeira, antecipada pela exploração de estratégias que eliminem a área classificada, erradicando as potenciais ameaças de explosão e os riscos associados aos indivíduos que operam e frequentam essas áreas.

Assim, é importante salientar que a elaboração de um projeto de áreas classificadas exige foco, competência técnica e, acima de tudo, um elevado senso de responsabilidade.

Atmosferas explosivas estão por toda parte, elas podem estar presente em lugares onde você jamais imaginaria, oferecendo perigo de explosão quando encontra uma fonte de ignição; quando ela não pode ser eliminada, as fontes de ignição precisam ser controladas, essas atmosferas podem ser formadas durante a extração e refino do petróleo, na indústria química, farmacêutica, alimentícia, papel e celulose, usina de açúcar e álcool, armazenagem e transporte de líquido inflamável, indústria de perfume e outras tantas atividades. Importante relatar que as atividades de transporte, armazenagem e processamento de grãos também podem formar atmosferas explosivas, quando poeiras ficam suspensas em forma de nuvem e/ ou camada, incluindo soja, milho, carvão, cacau, açúcar, arroz, coque, alumínio e alguns outros produtos que geram poeiras combustíveis.

Diante desse contexto, o professor e pesquisador José da Silva, faz um mergulho nas normas que estabelecem as regras de segurança dos locais com presença de atmosferas explosivas e apresenta uma visão geral e metódica sobre o perigo que esses locais oferecem, apresentando os cuidados necessários para promover a segurança das pessoas. O autor foi muito habilidoso, fazendo um resumo de todo um conhecimento adquirido na sua trajetória profissional, nas normas e, nas outras fontes de pesquisas mencionadas neste livro, sendo assim esta obra pode ser considerada um livro de cabeceira, podendo ser recomendado como fonte de pesquisas para todos os profissionais envolvidos com o projeto, classificação de áreas, instalação, inspeção, manutenção e reparo de equipamentos elétricos, o livro também é indicado para estudantes, pesquisadores e outros interessados no assunto.

O livro faz um resumo e interpreta as normas, numa linguagem simples e direta, facilitando a compreensão do seu conteúdo por todo aquele que tiver interesse no assunto, podendo ser classificado como uma revolução no compartilhamento de conhecimento sobre os aspectos de segurança em atmosferas explosivas. Esta obra pode ser considerada completa, ela faz uma apresentação, desde a primeira área na qual o homem teve contato com atmosfera explosiva nas minas de carvão na Inglaterra durante a revolução industrial, até as normas e regras de segurança mais modernas de hoje, como é o caso das normas da série ABNT NBR IEC 60079, do sistema de certificação IECEx e as regras de segurança ATEX do parlamento europeu, adotada por países da comunidade europeia.

O livro apresenta os conceitos sobre o comportamento das substâncias inflamáveis na forma de gases, vapores, névoas, bem como sobre o comportamento das poeiras combustíveis, os princípios de classificação de áreas também são apresentados. Sobre a seleção, instalação, inspeção, manutenção e reparo do equipamento elétrico o livro apresenta detalhes que você pode aplicar na teoria e na prática.

Por fim, você pode contemplar nas últimas páginas desta obra uma série de dez exercícios práticos, nos quais você pode comparar com os seus conhecimentos.

Evelyn de Siqueira

Coordenadora de projetos na Automaton

Técnica em segurança do trabalho pelo SENAC

Graduanda em engenharia de produção pela Uninove

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Cobapee www.cobapee.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×